O valor do imposto de renda pode variar ano após ano, por exemplo: no ano 2022, foram obrigados a declarar as pessoas físicas residentes do Brasil que obtiveram, em 2016:
- Rendimentos tributários superior a R$28.559,70 na soma total;
- Rendimentos não tributáveis, isentos ou tributados exclusivamente na fonte onde a soma chegou a ser maior que R$40.000,00;
- Obteve ganho de capital na alienação de bens em qualquer mês;
- Realizou operações em bolsa de valores, de mercadoria, de futuros e assemelhadas.
A expectativa é que para o ano de 2018 o valor do imposto de renda não sofra nenhuma mudança significativa. Mesmo assim é importante ficar atento ao site da Receita Federal e aos jornais para que nenhuma novidade passe despercebida.
Restituição
A restituição imposto de renda 2022 é feita em 7 lotes, sendo que o primeiro deles é geralmente entregue nos primeiros meses e o último só é disponibilizado no mês de dezembro. Mas ainda existem as situações em que o contribuinte é priorizado. Veja:
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Portadores de deficiência física ou mental;
- Portadores de moléstia grave.
Também terão prioridade aqueles contribuintes que declararam o seu imposto primeiro. Ta aí mais um motivo para declarar imposto de renda 2022 o quanto antes, pois além de evitar multas, você também poderá ser priorizado em casos de restituição do IRPF.
Declaração
Quem deve declarar o Imposto de Renda 2022, também conhecida como Declaração anual de ajuste deve ser feita obrigatoriamente pelos contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Nela o cidadão deverá informar todos os lucros e rendimentos que obtiveram com o decorrer do ano.
Download do Programa da Receita Federal
Antes de estar realizando esta declaração, é preciso baixar o programa no site da Receita Federal para preencher as informações solicitadas. Veja logo abaixo como fazer o download do programa imposto de renda no site da receita:
- Passo 01. Primeiramente o usuário deverá, na barra de pesquisa do Google, buscar pela palavra “Receita Federal” ou acessar diretamente o site idg.receita.fazenda.gov.br;
- Passo 02. Assim que a página carregar, o usuário deverá clicar na opção da declaração do ano atual, esta que fica disponível bem na página inicial do site;
- Passo 03. Após isto, clique na opção “Download do Programa”;
- Passo 04. Depois basta selecionar a opção que se adeque ao tipo de seu computador e concluir a instalação do programa.
Agora sim! Você está pronto para poder declarar imposto de renda 2022. Com este programa o contribuinte não encontra nenhum tipo de dificuldade, pois, é preciso apenas que o cidadão preencha os dados de acordo com o que está sendo solicitado.
Ainda no programa da Receita Federal é possível encontrar novidades como novas atualizações, os rendimentos sujeitos às tributações exclusivas, rendimentos isentos ou não tributáveis, entre outros.
Be the first to comment